domingo, 6 de junho de 2010

Dorayaki



Já que o último post foi de comida japonesa, acabei me empolgando e pensando em tudo de gostoso que existe nessa culinária tão diferente.
Um doce japonês maravilhoso é o Dorayaki! Comi uma vez na unidade de Japonês do Kumon, na época em que eu ainda estudava o idioma (que saudade!), e me apaixonei!

Diz a lenda que o primeiro Dorayaki foi feito por um samurai que esqueceu seu gongo após sair da casa de um agricultor, onde estava escondido. O agricultor acabou usando o gongo do samurai para fritar panquecas, e daí nasceu o doce Dorayaki ("dora" = gongo, "yaki" = frito).





Esse doce é uma espécie de panquequinha mesmo, só que grossinho como um bolinho, visualmente semelhante a um hambúrguer, e que pode ser recheado de anko (doce de feijão também conhecido como azuki) ou creme - sei que muitos pensaram "eca, doce de feijão" mas é gostoso rsrs e o de creme parece um leite condensado bem menos doce.
Não é muito doce, o que é ótimo, já que não fica nada enjoativo. Acho que é justamente a simplicidade do sabor do Dorayaki que torna ele tããão perfeito!
Infelizmente é difícil de achar... Pelo menos eu nunca vi vendendo... Ficava sempre na expectativa das Senseis trazerem ele prontinho de casa.
Fica então meu apelo aos conhecedores dos segredos do Dorayaki: compartilhem seus conhecimentos com o mundo e me tragam centenas deles!!!

Sei que existem receitas pela internet. Nunca experimentei fazê-las, mas já estou bem inclinada a comprar os ingredientes! rsrsrs Não sei se vai dar certo... mas vale a pena tentar! hehehe


Esta aí em cima sou eu no meio dos Dorayakis! Feliz, feliz, feliz...


:D

2 comentários:

Pablo disse...

Fui muito com a cara desse sonho-metido-a-besta não... mas os caras que inventaram o MIOJO merecem um voto de confiança!

Leilucha disse...

Miojo é ótimo... Mas o Dorayaki é na sobremesa!!! :p

Postar um comentário