quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Buenos Aires!





¡Sí, Sí, Sí! Finalmente em Bs As.!!!!!

Pela primeira vez viajando de aviao, primeira vez viajando para fora do país, primeira vez tendo a oportunidade de fazer valer meus 3 anos de curso de español! rsrsrs
Já encontrei centenas de brasileiros pelas ruas, de todos os estados rsrs Acho que está mesmo barato viajar para cá!
Buenos Aires é uma cidade linda, histórica, de arquitetura antiga, cheia de pracas que, ao contrário do Rio, sao realmente usadas pela populacao: as pessoas se sentam na grama para ler, nos bancos para namorar, no chao para conversar, e utilizam todos os espacos públicos que a cidade proporciona.





Quando cheguei, ainda do aviao, fiquei impressionada com a organizacao do lugar. Lá do alto se pode ver a cidade dividida em pequenos quadradinhos, todos muito bem feitos, como se tivessem usado uma regua para desenha-los... sao as quadras das ruas: todas do mesmo tamanho, cada uma com 100 numeros de distancia de uma rua a outra.
O aeroporto principal, o Ezeiza, fica bem longe do centro da cidade. Pegamos um taxi até lá e acredito que nao existam onibus que facam esse trajeto...
Os monumentos da cidade sao todos muito, muito, muito grandes! Enquadra-los na foto é um desafio diário! Deve ser o reflexo da mania de grandeza argentina rsrsrs
A rivalidade futebolística aqui é grande com o Brasil, como já era de se esperar. E quando fui ao estádio do Boca Juniors, em visita guiada, só escutava as piadas de que o Ronaldo estava muito gordo e que o estádio do Boca era o maior e mais conhecido estádio do mundo... rsrsrs Quando cheguei aos vestiários e vi uma das alas fechadas me disseram: sabe porque estao fechadas? Pq recebemos todos os dias muitos brasileiros aqui e nao queremos olho grande, mandigas e sapos de feiticarias contra o Boca rsrsrs (na verdade só estava em obras...).
Aqui se come muito um tipo de croisant de massa doce, sem recheio, que eles chamam de media luna, por causa do formato. Café com media lunas é como se fosse o nosso café com pao frances pela manha, so que aqui eles comem muito mais. Mas é muito gostoso depois de caminhar no frio daqui entrar em um desses cafés, quentinhos pela calefacao, e pedir 2 ou 3 media lunas con cafe con leche! rsrsrs Aqui eles comem isso ate no Mc Donald (me assombrei de ver que só eu tinha um Big Mac em cima da mesa).



Outra curiosidade gastronomica é que aqui nao se come arroz, nem feijao. Geralmente os pratos levam carne ou frango e um acompanhamento de salada ou batata frita... Ate agora foram so 8 dias sem arroz mas, ontem, tive que procurar um restaurante chines e pedir arroz com frango... arroz faz muita falta! rsrs
Aqui se encontra pela cidade várias livrarias de História e Filosofia (como me lembrei de todos os meus amigos, e namorado, claro, historiadores). Aliás, as pessoas aqui sao mto politizadas... Em uma semana de estadia presenciei 3 protestos e por todas as paredes das ruas existem cartazes expressando a opiniao politica de algum grupo. No albergue todos gostam de conversar sobre política, e perguntam bastante a respeito das eleicoes presidenciais do Brasil, sobre os candidatos, suas ideias e a minha opiniao. Achei bem legal todo esse interesse em politica e em conhecer mais do Brasil, já que a parte turistica todos ja sabem. Os europeus, em geral, perguntam bastante sobre o padrao de vida do Brasil, sobre os salarios e os custos, as universidades, os servicos públicos... Os latino americanos perguntam mais sobre politica mesmo rs Acho que a realidade acaba sendo um pouco mais parecida, todos temos problemas parecidos.
A maioria das pessoas que conheci no albergue estao fazendo uma viagem por toda a america latina, e é bem interessante ver o ponto de vista de cada uma sobre os países por onde passaram.
Além disso usar o espanhol é muito bom rsrs Aprendi muitas palavras novas e me confundi algumas vezes com palavras que me pareciam uma coisa e eram outra. Acreditam que aqui pista de danca se chama boliche? E eu nao entendendo pq as pessoas saiam de madrugada de casa para jogar boliche rsrsrsrs
A noite aqui comeca muito tarde. As pessoas saem geralmente as 19h, 20h do trabalho, chegam em casa, e só vao para as ruas la pelas 2h, 3h da madrugada. E o mais incrível é que a essa hras as ruas estao cheias: de carros, de gente, de bares abertos. Táxi aqui é algo bem barato. Na bandeira 2, que é a mais cara, vc tem um preco minimo para pagar: 10 pesos ou 5 reais, e como tudo é muito perto... sai bem baratinho. :)
Os outros meios de transporte tb sao muito baratos: o onibus sai no máximo 3 pesos (R$1,50) e o metro 1,10 pesos. No onibus daqui a passagem depende do lugar aonde vc vai. E para cada linhas de onibus há um ponto de onibus especifico (geralmente em cada ponto param no maximo 3 linhas de onibus). A passagem so pode ser paga em moedas: tem uma maquina em que vc colocas as moedas e ela emite o seu ticket e troco, se tiver.
O metro daqui é que é bem ruinzinho, apesar de ter muitas linhas ligando a cidade como um todo. Imaginem nada mais nada menos que um velho bonde de madeira... coloquem o bonde no trilho do metro... de uma pixada basica nas portas e paredes e VOILÁ: sai o metro argentino... que segue pelos tuneis e vc sente os bancos de madeira de despregando do piso e as paredes balancando como se fossem desabar (pelo menos na estacao que peguei rs).
É um senso comum entre todos os viajantes que conheci, de qualquer país, e que ja foram ao Brasil, de que a nossa passagem eh a mais cara da america latina... Eu ja imaginava isso... agora tenho certeza... =/

...


É muita coisa para dizer, pouca memória para lembrar, mas estar aqui é uma experiencia maravilhosa, nao so pela viagem em si mas por todas as pessoas e as culturas que vc acaba conhecendo.

Aguardem as proximas curiosidades... :D

¡Besitos!

4 comentários:

lory carivally disse...

Que linda, que bela oportunidade aproveita bastante, mas volta logo se não o gustavo morre de saudades. bjokas...

Pablo disse...

Media luna qua nada... ALFAJOR HAVANNA!!!

Curte bastante que um dia a gente reune a galera em um mochilão pelo continente todo!

Leilucha disse...

Sim! Curti bastante! Volto hoje... mas se pudesse ficaria mais um pouquinho! rsrsrs

Leilucha disse...

Mochilaaaaao! Vamos comecar a juntar o dinheiro!!! rsrsrs
Seu alfajor jah esta na minha mala! :)

Postar um comentário