segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O que metia medo na infância #1 [O velho do Saco]

Quem não tinha medo dele???

via http://www.fotolog.com.br/thiag0_p/



Não adiantava! Qualquer coisa de errado que se fizesse lá em casa já era motivo para se falar nele. O Velho do Saco viria mais cedo ou mais tarde para pegar as crianças. Ele tinha até uma música, que a minha avó inventou, e que ela cantarolava de vez em quando.
Eu e meu irmão morríamos de medo do velho subir a rua e nos esperar na esquina, com o saco nas costas.

Essa figura curiosa que atormenta a mente das crianças é um mito, aparentemente, conhecido em todo o Brasil, e que foi convergido de outra lenda: O papa-figo.

"Ele costuma sair à noite ou ao fim da tarde, na hora do crepúsculo, aproveitando o horário da saída das escolas. Seu aspecto pode variar de região para região. Algumas vezes é velho, sujo, sofre de hanseníase e tem o corpo coberto de chagas. Pode também ser alto, magro, pálido e com a barba por fazer. Às vezes carrega um saco. Procura crianças, atraindo-as com o intuito de raptá-las, extraindo-lhes, a seguir, o fígado.

Segundo a crença popular, o sangue é produzido no fígado. Quando este não funciona bem, o sangue apodrece, causando a lepra. A cura estaria no consumo do órgão sadio. Mas somente o fígado infantil teria pureza e forças suficientes para aliviar o sofrimento dos hansenianos. E sempre haveria alguém disposto a pagar qualquer preço por tão poderoso e raro lenitivo"
[via www.jangadabrasil.com.br/galeriademitos]

Louco, não?

Mas a descrição da aparência era bem essa a que eu imaginava. Ou a que me contaram. Embora o meu velho do saco jogasse as crianças no rio ou fizesse sabão delas.

Até no Chaves encontramos o Velho do Saco:
[a partir de 7 min de vídeo ~ 28min]



E assim inauguramos a série "O que me metia medo na infância". Afinal, todos nós passamos pelo pânico de tantas coisas inexistentes mas que, na época, faziam todo o sentido.

:D

2 comentários:

Pablo disse...

Que legal essa ideia de post! cada vez que venho aqui fico pensando "como é que um mega portal da internet ainda não chamou ela pra ser blogueira profissional???" estas 7mil visitas vão virar 70 mil em pouco tempo... Sobre o post: bons tempos em que nossos medos eram esses, não?

Leilucha disse...

Hahaha menos, Pablo! :P Que bom que você gostou! Vou postar vários outros nesse estilo.
Bons tempos, com certeza...

Postar um comentário