segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O que metia medo na infância #2 [O Bate-Bola]


Os Bate-bolas, também conhecidos como Clóvis, são ícones do carnaval carioca. Sua indumentária é semelhante as do arlequim e pierrot medievais. Eles usam máscaras de feições sinistras, com cabelos coloridos e um apito ou chupeta no lugar da boca... capazes de assustar qualquer criança. É impossível identificar quem está por baixo dela. Os bate-bola não falam. Eles fazem mímica ou utilizam os apitos para se comunicar entre si. Além disso, os bate-bolas carregam uma bola suspensa por um fio, que usam para bater por aí fazendo barulho. Antigamente, as bolas eram feitas de bexiga de boi, o que as tornava fedorentas e fazia com que o barulho fosse muito pior do que as de agora - que são feitas de plástico.




No meu caso, não era só no carnaval que essas "criaturas" apareciam para me assustar. Todo o início de ano era comemorado na minha rua a Folia de Reis. A banda se concentrava, colorida, embaixo da minha janela. Bastava ouvir o primeiro "tum-tum" do tambor, que anunciava o início da folia, que descíamos correndo, eu e meu irmão, para a rua e víamos a Folia subir até o morro. No meio de toda aquela festa estavam eles... Os bate-bolas!
Eu morria de medo da roupa e do jeito que eles pulavam.
Talvez tivesse mais medo disso do que de levar uma bolada! Aproveitava ao máximo a Folia mas ficava sempre de olho para fugir a qualquer momento!



Não há quem não tenha brincado o carnaval e não tenha corrido de algum.
Por isso, crianças... Cuidado por onde andam...

O bate-bola pode estar por perto.

15 comentários:

Pablo disse...

Eu tinha medo do barulho das boladas! Você sabia que essas roupas de clóvis são bem caras? o pessoal que sai nos blocos junta grana o ano todinho pra pagar pelas roupas... sem contar no tênis que tem que ser o mais caro que o cara conseguir pagar... coisa de louco mesmo!

Leilucha disse...

Nossa... achei que a coisa era mais artesanal! Sabia disso não...

Fernanda Rodrigues disse...

Será que consigo comentar? Linda depende da forma que vc prepara, se vc mexer bastante a banana junto com a gelatina não fica com tanto gosto assim não! Hahaha eu não tinha tanto medo de batebola não, na minha rua a gente até cantava musiquinhas pra mexer com eles...

Anônimo disse...

Aqui pela minha rua havia um grupo de bate bolas mas de uns anos pra cá sumiram, acho que o costume, pelo menos por aqui, se perdeu.

Não entendi isso da banana e da gelatina, é uma metáfora de bate bola? =]

João Gustavo

Anônimo disse...

ACHO ISSO MT LEGAL APESAR DE N TER O PRAZER DE NUNCA VER 1 BATE BOLA. MORO EM RECIFE PURA FOLIA E N ME ARREPENDO DISSO ADORO O CARNAVAL!

Anônimo disse...

TENHO 9 ANOS MEU IRMAO TEM 3 ANOS ELE TEM MEDO DE BATE BOLA BATE BOLA FEFD PRA DANA EU QUAZI VOMITO NUNCA TIVI MEDO DE BATE BOLA O ZOTO FALA Q UM DIA O BATE BOLA BATEL NELE ISSO E BOBAGEM

Anônimo disse...

EU GRITO OLHA O BATE BOLA ENZO ELE SAI DISPARADO QUAZE Q ELE CHORA DE TANTO MEDO KKKKKKKKKKKKKK SO NENEM MESMO KKKKKKKKKKKKKKK RRSRSRRSS TENHO 9 ANOS

hacker_121 disse...

Eu saio de bate-bola em todos os carnavais !! Clovis e o meu perro Favorito !

Anônimo disse...

eu tenho 11 anos e eu tenho medo de batebolas eu tenho pânico de qualquer tipo de fantasias o carnaval pra mim é um terror.

Anônimo disse...

eu tambem não enetndi esse trecoo da gelatina com banana da para me esplcar?

Anônimo disse...

este negóio de gelatina com banana é veneno?kkkkkkk

Leilinha Braga disse...

Os bate-bolas tem medo de gelatina com banana! hahahaha Brincadeira gente, gelatina com banana não é veneno não, viu? é uma receita de doce que me passaram e acabaram comentando por aqui!
Beijos!

Anônimo disse...

obrigado por esta explicação mas ja que é receita da para me passar esta receita?

Anônimo disse...

poxa não vai mandar a receita não caramba

Anônimo disse...

eu estou esperando a receita

Postar um comentário