sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O que metia medo na infância #5 [Palhaços]


Eles sorriem com o rosto carregado de maquiagem, o que torna impossível identificar quem está por trás do personagem. O nariz vermelho, os olhos delineados, cabelos despenteados e coloridos, roupas espalhafatosas e uma boca que parece imensa!
Quando eu era criança tinha um certo "receio" de palhaços. Eles nunca me pareceram confiáveis. Ter medo de palhaços é algo bem comum e não só em crianças.



A Coulrofobia (Bozofobia ou Ballatrofobia), ou medo de palhaços, também atinge adolescentes e adultos.

"Às vezes o medo é adquirido após experiências traumáticas com um indivíduo singular, ou após ver algum palhaço ameaçador na mídia.
Ao depararem-se com algum indivíduo vestido de palhaço, 'os portadores dessa fobia têm ataques de pânico, perda de fôlego, arritmia cardíaca, suores e náusea'."

Um exemplo disso é a cena abaixo. Este vídeo é parte de um programa da NatGeo sobre fobias. Neste episódio a mulher em questão sofre de Coulrofobia e está sendo acompanhada por seu psicólogo em uma experiência de encontro com um palhaço. A mulher entra em pânico e começa a desenvolver os sintomas de um ataque de pânico.



Diversos palhaços famosos povoam as nossas lembranças. Alguns verdadeiramente horripilantes e outros, tão gentis, não meteriam medo mesmo na criança mais insegura.

Vamos começar...

* It - A Coisa
Personagem de Stephen King, It, é um ser sobrenatural. Travestido de palhaço, na cidade de Derry, amedronta um grupo de crianças: Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly. No filme, quase trinta anos depois do primeiro contato com a criatura, os amigos se reencontram e se vêem na incumbência de enfrentar novamente a criatura que aterroriza a cidade.
Carregando balões e chamando as crianças, IT é um dos palhaços mais assustadores do cinema.



* Bozo
Personagem americano, criado por Alan Livingston na década de 40 e fez sucesso pelo mundo afora.
Bozo chegou à Tv brasileira apenas na década de 80, sendo exibido na Rede Record e posteriormente no SBT. A versão brasileira do palhaço foi idéia de Silvio Santos - na época dono das duas emissoras, sendo que a Record ainda não era uma rede -, sendo interpretado por diversos atores, ao longo dos 10 anos de exibição.
Me lembro que quando era pequena não sentia medo do Bozo. Tinha até o shampoo do Bozo, com a embalagem de plástico desenhada, imitando o personagem. Ele fez um sucesso estrondoso e levou milhares de crianças às gargalhadas.

* Vovó Mafalda
Tá, ela era homem. Mas não é disso que viemos falar aqui.
A Vovó Mafalda, por mais que eu a adore, convenhamos, é um dos palhaços mais feios da TV. Apesar disso, tinha uma gargalhada inconfundível, era simpática e engraçada, e cantava diversas músicas divertidas durante o programa. Ela veio - ou ele, sei lá - e conquistou a nossa infância.
Interpretada por Valentino Guzzo, o programa da Vovó Mafalda foi ao ar no SBT, na década de 90. Inicialmente foi criada como personagem secundária do programa do Bozo, sendo posteriormente "promovida" a um programa só seu.
Quem não sabe de cor aquela musiquinha? "Tchau, tchau, tchau, eu vou viajar..."

* Palhaço Carequinha

Duvido que alguma criança tenha medo do palhaço Carequinha. Ele passa uma coisa mais humana do que os outros. De todos os demais é o palhaço que usa menos maquiagem. (coincidência?)
George Savalla Gomes, o Carequinha, nasceu em família circense. Dentre inúmeras outras coisas, fez sucesso nos anos 80 apresentando o programa infantil "Circo Alegre" na TV Manchete. Na Globo, fez parte da Escolinha do Professor Raimundo e gravou Um dia de Maria. Além disso, gravou 26 discos e participou de diversos filmes.

* Quem tem medo de palhaço... na ficção?

Não somos só nós que temos medo deles! Esses aqui também sofrem do mesmo mal:

"Billy, do desenho animado As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy; a personagem Velma, do desenho animado Scooby Doo, que declara o medo de palhaços no episódio em que o grupo deve enfrentar um vilão disfarçado de palhaço e ela se recusa a participar do caso inventado desculpas, como trabalhos de faculdade; Ben de Ben 10 ,Cory de As Visões da Raven, Chuckie de Os Anjinhos, Tonya de Todo Mundo Odeia o Chris, Sam Winchester da serie Supernatural, Seeley Booth, da série Bones e Wakko Warner dos Animaniacs; Kramer, da série Seinfeld."

Sam Winchester tem medo... imagine nós! :P

Para finalizar este post... não poderia faltar a cena do filme Poltergeist. Conseguiu unir dois medos em um mesmo momento... BONECOS DE PALHAÇO!



Referências:

http://pt.wikipedia.org/
http://sidereus-nuncius.blogspot.com/2008/09/coisa-stephen-king.html
http://redepsicologia.com/

2 comentários:

Pablo disse...

Pensei que medo de palhaços era "Clownstrofobia"! hehehe

Leilucha disse...

hahahahhaaha #euri

Postar um comentário