sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O que metia medo na infância #7 [Alienígenas]

Não costumo pensar muito sobre a existência deles. Todo esse mistério sobre os extra-terrestres é o que torna estas criaturas adoradas e temidas. Se eles realmente existem, há algum interesse sobre nós, sobre o nosso planeta, a nossa cultura e tudo mais? Eles são ou não seres intelectualmente mais desenvolvidos do que nós? E, se são, resta saber se utilizariam sua inteligência para o bem ou para o mal. O que torna mais difícil acreditar na existência de ET's não é o fato de não sabermos ao certo se há outros planetas com capacidade de gerar vida no universo, e sim o fato de TODAS as fotos e vídeos que se tenta usar como evidência dos tais homenzinhos serem sempre borrados, de difícil visualização, embora muita gente jure de pés juntos que já conversou/conheceu/fez contato com eles.

O medo que eu tinha quando era pequena era de ser abduzida. Às vezes batia um certo nervoso de dormir perto da janela, mas logo passava e eu pegava no sono. Minha mãe contava inúmeras histórias sobre os contatos que as pessoas faziam com eles, e a televisão ajudava a inventar todo um imaginário sobre isso.

Muitos vilões intergalácticos vieram à Terra com a intenção de invadi-la, conquistar suas riquezas, escravizar a raça humana e fazer experiências macabras. Mas passando pelo universo da ficção encontramos várias criaturinhas extra-terrenas simplesmente encantadoras.

Preparem-se para um post beeeeem longo. É interessante perceber como todo o mistério que envolve essas criaturas mexe com a nossa imaginação. Comecei a pesquisar sobre o assunto para mostrar os "mais famosos" e descobri muitos personagens, mas muitos mesmo, chegando ao ponto de precisar filtrar quais entrariam neste post.

Caros passageiros da nave Bloguinho-estelar... Apertem os cintos.


A Bolha Assassina
Não é de hoje que a nossa fértil imaginação tenta retratar os alienígenas. A Bolha Assassina foi originalmente gravada em 1958. Enquanto fazia a pesquisa para este post comentei com o meu pai sobre o tema e esta foi a primeira sugestão que ele fez. Meu pai morria de medo da Bolha Assassina quando era criança e disse que depois de assistir - escondido - ao filme, ficou uma semana inteira sem dormir e por algum tempo checou embaixo da cama para ver se a Bolha não estaria lá.
Refilmado na década de 80, A Bolha Assassina conta a história de Arboville, EUA, onde um velho que passeia pelos arbustos da periferia encontra uma bolha gelatinosa que veio do espaço. Logo a bolha gruda em seu corpo e o devora. Uma amostra dela é levada a um médico que não consegue identificar sua formação. A bolha cada vez necessita de mais nutrientes, o que faz com que ataque um teatro, um depósito de cartes e enfrente a população da cidade em campo aberto, devorando centenas de pessoas. [www.adorocinema.com.br/filme/bolha-assassina]


Alf - o ETeimoso


Vindo do planeta Melmac, um alienígena que cai sobre a propriedade de uma típica família americana, os Tanner. Acolhido pela família que o esconde do exército americano, Alf acaba aprendendo sobre a cultura terráquea e vivendo entre nós, na residência dos Tanner. O ET é recoberto de pêlos marrons, com um focinho enrugado, dois estômagos - o que lha dá um apetite enorme e o faz comer tudo o que vê pela frente - e um coração que se localiza na cabeça. ALF significa "Alien Life Form", ou Forma de Vida Alienígena.
Sempre muito engraçado e encrenqueiro o ET se consagrou como uma das séries de TV mais famosas.

Quem aí, além de mim, torcia para ele comer o gato?

Cocoon


Quem nunca sonhou em nunca envelhecer, nem fica doente, e ter sempre disposição para fazer tudo? Foi em cima deste desejo de juventude eterna que Cocoon trouxe os seus extra-terrestres até nós.

"Um grupo de alienígenas chega à Terra com a missão de resgatar alguns casulos com seres de outro planeta e que estão depositados numa piscina abandonada. Sem desconfiar de nada, três velhinhos de um asilo próximo utilizam a piscina. Como a água da piscina está energizada para conservar os casulos até que os ET's consigam removê-los todos, os velhinhos passam a se sentir rejuvenescidos. Quando descobrem a razão do que está acontecendo, decidem ajudar os extra-terrestres a cumprirem sua missão." [pt.wikipedia.org/wiki/Cocoon]

Mais um para o time dos aliens bonzinhos que vieram trazer qualidade de vida para a raça humana.

Alien

Eu tinha medo daquelas inúmeras boquinhas, que saiam uma de dentro da outra. E tinha um certo nojinho daquela cena em que a mãe-alien está colocando os ovos (eca!). Mas ainda assim a agressiva criatura veio para conquistar os amantes da ficção científica. Dirigido por Ridley Scott, seu primeiro filme produzido no final da década de 70 e chamava-se Alien, o oitavo passageiro (o melhor de todos os filmes da "série Alien", na minha opinião).


"Apresenta Sigournet Weaver como Ripley, a mulher destinada a combater a mais mortífera criatura da galáxia. O terror começa com uma terrível descoberta quando a tripulação da aeronave Nostromos investiga uma transmissão emitida de um planeta desolado, e encontram uma forma de vida que utiliza humanos como hospedeiros para seus ovos. Agora, a tripulação tem de combater não só pela sua sobrevivência, mas também pela sobrevivência de toda a humanidade". [cinepop.com.br/filmes/alien.html]

Confesso que em Alien x Predador eu torcia para que os Aliens vencessem... :P

Goku
Personagem fictício criado por Akira Toriyama na década de 80, Goku, originalmente batizado como Kakarotto, vem de uma raça de extra-terrestres: os Saiyajins. Logo após seu nascimento é enviado à Terra para destruir as formas de vida locais e preparar o planeta para a venda no mercado intergaláctico. Porém, graças a uma pancada na cabeça, o menino de super-força e cauda de macaco esquece sua missão e passa a ter como objetivo tornar-se cada vez mais forte lutando em diversos torneios de artes marciais. Ao longo de suas viagens vai acrescentando amigos à história com quem série enfrenta outros seres extra-terrestres que chegam ao planeta.

Guerra dos Mundos

Aliens com tecnologia, que estudaram o comportamento humano por muito tempo e agora chegam para nos atacar. A proposta é meio batida, mas alienígenas sempre fazem sucesso e com Guerra dos Mundos não foi diferente.

O filme conta a história de Ray Ferrier (interpretado por Tom Cruise), homem divorciado que trabalha nas docas e enfrenta problemas de relacionamento com seus filhos. No mesmo dia em que recebe uma visita dos filhos surge na cidade uma máquina de guerra gigantesca que emerge do chão e incinera tudo o que encontra pela frente. Ray pega os filhos e os leva para o mais longe possível dos ataques alienígenas.

Um milagre veio do espaço

Produzido por Steven Spielberg para um programa de TV chamado Amazing Stories, a história fala de um prédio onde os inquilinos estão falidos e logo serão despejados de seus apartamentos e perderão seu estabelecimento comercial. Em meio ao desespero em que se encontram, os inquilinos recebem alguns visitantes que mudarão as suas vidas. São pequenas máquinas vindas do espaço, dotadas de personalidade bondosa e que precisam de energia elétrica para recarregarem suas baterias, e que juntas vão ajudá-los em seus problemas.
Spielberg gostou tanto da idéia que resolveu produzir um longa metragem com a história.

Preciso confessar que AMO esse filme.



Independence Day

Eu não tinha medo desses alienígenas mas a cena da nave chegando para começar o ataque à Terra, cobrindo o céu inteirinho, com tudo sendo coberto pela sombra, foi no mínimo espantosa.
Filme dirigido por Roland Emmerich na década de 90, e que já passou trocentas vezes na televisão brasileira, conta sobre uma invasão alienígena maciça ao nosso planeta. Segue-se a sequencia de guerra dos EUA contra os invasores e a captura de um dos alienígenas que é então levado para a famosa Área 51.

Super-Homem

Não sei como podiam confundi-lo com um pássaro ou um avião, mas fato é que esse alienígena - o mais bonito de todos os alienígenas da ficção - ao contrário da maioria dos demais, não invadiu a Terra. Kal-el teve seu planeta - Krypton - destruído e seus pais o trouxeram para o planeta azul, onde foi criado por um casal de terráqueos. Dotado de super-poderes ele pretende salvar o mundo, entre uma matéria e outra do Planeta Diário e longe, bem longe de criptonita.
Personagem de quadrinhos, criado por Joe Shuster e Jerry Siegel, o herói surge na revista Action Comics em 1938.

Marte Ataca!

E quem disse que eles precisam sempre de um propósito sério para vir aqui?
Marte Ataca! é uma comédia da década de 90, dirigida por Tim Burton. O filme mostra os marcianos invadindo a Terra na intenção de se divertir às custas dos seres humanos, saem por aí matando terráqueos e depende de Dale, o presidente dos Estados Unidos, salvar a raça humana de uma rápida extinção.

ET

"Telefone, minha casa!"
Como na maioria dos posts, deixo sempre meu clássico favorito para o final.

Clássico filme de Spielberg, ET foi produzido em 1982 e marcou como um dos melhores filmes da História do cinema. Desta vez o nosso ET não veio atacar, nem ajudar, nem escrotizar ninguém. Ele simplesmente foi deixado, esquecido, por uma nave que passava pela Terra. (Que dó!)
É encontrado na floresta por um menino, com que passa a viver uma linda amizade. O garoto o protege de todas as maneiras contra os humanos que querem satisfazer sua curiosidade pelo desconhecido universo e tentam prendê-lo para pesquisas.
O filme encanta pela sensibilidade da história e é daqueles que você nunca cansa de assistir...

Acabou?

Na verdade, não! Está longe de acabar... Ainda há uma infinidade de personagens. Nem todos dão medo e nem todos são o que se possa chamar de pacíficos. Mas todos marcaram de alguma forma e ajudam a mostrar o quanto temos interesse pelo que existe lá fora.

:D

0 comentários:

Postar um comentário