segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Curiosidades do Carnaval carioca [1]


[Pierrot, Arlequim e Colombina]




Viva a Commedia dell'Arte!

Criados no século XVI, um dos triângulos amorosos mais famosos de todos os tempos também está presente no carnaval carioca.

O Pierrot



Conhecido como Pierrot, chamava-se originalmente Pedrolino, tendo sido "batizado" com o nome que conhecemos depois de ser apresentado na França, no século XIX. Pierrot é uma criatura ingênua e sonhadora, representado pelo rosto pintado de branco com uma lágrima que escorre de um dos olhos, roupas claras e largas. É o símbolo do amor incompreendido. Alguns o assemelham a figura do boêmio carioca.


A Colombina

Representada como serva ou empregada, Colombina é uma personagem esperta, irônica e linda, tão linda quanto uma moça rica. Em geral envolvida nas intrigas que se desenvolvem na trama. Também conhecida como Esmeraldina, é a versão feminina do Arlequim. Ambos possuem personalidades parecidas.

O Arlequim

Personagem caraterizado pelas roupas com losangos coloridos. Esperto e malandro, encantava a platéia com suas acrobacias. Assim como Colombina, era servo. Apesar de se fazer de bobo e tentar convencer a todos de sua ingenuidade, se dava bem no final das contas.
Muitos o assemelham com o malandro carioca. Diz-se que no Carnaval, o Arlequim sai pelas ruas em busca de sua Colombina.

Pierrot era apaixonado pela Colombina, que gostava de Arlequim, que desejava Colombina...

0 comentários:

Postar um comentário