terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Curiosidades do Carnaval carioca [2]

[Rei Momo, Rainha e Princesa do Carnaval]

O Rei Momo

O Rei Momo é o dono do Carnaval, recebe a chave da cidade e marca o início oficial da folia, mas pouca gente sabe de onde vem essa figura já tão conhecida.

Na Mitologia Grega, Momo era o deus do delírio e do sarcasmo, filho do sono e da noite. Foi expulso do Olimpo por viver ridicularizando as demais divindades. Incorporado às festas gregas, geralmente envolvendo sexo e bebida, o Momo escolhido era sempre uma pessoa alegre, gordinha e extrovertida. Já nas festas romanas, era escolhido o mais belo soldado para incorporar o personagem. Durante três dias, o soldado era tratado como alta autoridade do local. Posteriormente, passou-se a escolher os gordinhos para simbolizarem a fartura, a extravagância e o excesso.

No Rio de Janeiro, em 1933, o Rei Momo foi esculpido em papelão e utilizado durante o Carnaval carioca. Posteriormente, o primeiro Rei Momo de carne e osso foi eleito. Moares Cardoso manteve-se como majestade da festa até 1948, ano de seu falecimento. Outros Reis Momos surgiram, eleitos por entidades carnavalescas ou jornais, até que em 1968 uma lei estadual oficializou a eleição. Desde então concursos são realizados para coroar o próximo Rei Momo a comandar a folia.

Rainha e Princesa do Carnaval

Rei Momo, Rainha e Princesa do Carnaval do Rio em 2011

A partir dos anos 50 foi instituída a eleição de Rainha e Princesa do Carnaval. São elas que cortejam o carnaval ao lado do Rei Momo. Algumas delas são também rainhas e princesas de bateria das escolas de samba cariocas.


Referências:



0 comentários:

Postar um comentário